quinta-feira, 27 de junho de 2024

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Museu de Bom Jardim participa do Programa (re)CONEXÕES na Região Nordeste

** Edgar Severino dos Santos, representante do Museu de Bom Jardim participou do GT Identidade, patrimônio, memória e educação.


Na última terça-feira (4), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, a Fundação de Patrimônio Artístico e História de Pernambuco (Fundarpe) e a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, promoveu o primeiro evento do Programa (re)CONEXÕES na região Nordeste, no Centro Cultural Cais do Sertão. A iniciativa reuniu diversos representantes do setor museal do estado para discutir o futuro das políticas públicas do setor, em especial a construção do Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035.

Ao todo, foram 126 participantes de 35 municípios, participando dos debates e atividades promovidos durante todo o dia. Pela manhã, a presidente do Ibram, Fernanda Castro, e a secretária de Cultura, Cacau de Paula, assinaram um termo de cooperação técnica entre as instituições. Em seguida, o grupo Manifesto Cultura Popular encantou a todos com uma apresentação de cavalo-marinho.

“É muito importante para o Governo de Pernambuco participar ativamente da construção de uma nova política setorial de museus para o próximo decênio. Estamos firmando com a sociedade esse compromisso de criação e aplicação das políticas públicas permanentes, de forma descentralizada, oportunizando novos formatos de museu e de espaços de memória, que sejam contemplados na mesma proporção”, afirmou a secretária Cacau de Paula.

termodecooperaçãotermodecooperação

Pela tarde, o público se dividiu entre quatro grupos de trabalho (GTs) para debaterem e sistematizarem suas contribuições para o Plano Nacional Setorial de Museus, aprovadas em uma plenária final e levadas para o Fórum Nacional de Museus, realizado em Fortaleza no mês de novembro. Os GTs foram divididos em Democratização, participação social e institucionalização do campo museal; Identidade, patrimônio, memória e educação; Diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na  política museal; Fomento, sustentabilidade e economia dos museus.
Sobre o (re)CONEXÕES

Lançado em janeiro deste ano, o (re)CONEXÕES é uma retomada do Programa Conexões, lançado pelo Ibram em 2012. Nesta edição de 2024, essa atividade tem como objetivo realizar uma consulta ampla, democrática e potente, visando coletar contribuições para a construção do Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035, um documento de planejamento global e de longo prazo voltado ao setor museológico no Brasil.

Para a presidenta do Ibram,  Fernanda Castro, “O Programa (re)CONEXÕES é central para restabelecer os laços entre os entes federativos e, principalmente, para discutir coletivamente a revisão da

PNSM. É uma ação estruturante do Instituto, de fortalecimento do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e, especialmente, do setor museal, que se encontrará em novembro no 8º Fórum Nacional de Museus, em Fortaleza.”


Fonte: https://www.cultura.pe.gov.br/canal/secultpe/pernambucanos-discutem-o-futuro-dos-museus-do-pais-no-programa-reconexoes/    Fotos: SecultPE /Fundarpe.

Museu de Bom Jardim defende implantação do CPF da Cultura e a criação de Secretarias Municipais de Cultura em todo Brasil

Participando do Seminário "Por Uma Cultura de Direitos", promovido pelo Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional dos C...