segunda-feira, 30 de setembro de 2024

“Memórias no Acervo Digital do Museu de Bom Jardim”

Papo PNAB Pernambuco - Edital Cultura Viva: Pontos e Pontões

 



SECULTPE E FUNDARPE - 

Edital Política Nacional Aldir Blanc Pernambuco – Cultura Viva: Pontos e Pontões O governo do estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura, realiza transmissão ao vivo (live) para esclarecimentos dos sete editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), dia 30/09 às 16h. Esta live tem com foco no edital Cultura Viva: Pontos e Pontões visando à estruturação e ao desenvolvimento dessas iniciativas culturais nessa área. 📹 O objetivo deste edital é selecionar projetos que promovam o acesso da população aos bens e serviços culturais nas comunidades e territórios em que atuam, em conformidade com a Política Nacional de Cultura Viva. Os segmentos contemplados incluem Pontos e Pontões de Cultura, além de Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades, mas que ainda não estejam certificadas como Ponto ou Pontão de Cultura pelo Ministério da Cultura. Serão selecionados 60 projetos, com um aporte total de R$ 6 milhões. Apresentação: Veja com atenção, como se cadastrar no Mapa Cultura e enviar uma proposta para este edital: https://www.youtube.com/watch?v=pVKlb... / culturape https://mapacultural.pe.gov.br/ contato.mapacultural@secult.pe.gov.br #Pnab #PolíticaNacionalAldirBlanc #culturape

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Museu de Bom Jardim, EREM Raimundo Honório, Mota Silveira e Justulino Ferreira Gomes no "Vamos Cirandar com as Filhas de Baracho!"

 

Escolas públicas de várias regiões de PE recebem aula-espetáculo sobre ciranda


Na abertura das ações do projeto contará com uma participação especial da Rainha da Ciranda Lia de Itamaracá
Foto Divulgação


Escolas públicas das Redes Estadual e Municipal de seis cidades da Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste irão receber um projeto de aula-espetáculo "Vamos Cirandar com as Filhas de Baracho!", entre os dias 24 e 26 de setembro. Ação busca salvaguardar a ciranda, um dos patrimônios imateriais do estado.

Na dinâmica, alunos e educadores terão contato com uma aula para conhecer detalhes sobre a musicalidade, os personagens, a dança, os elementos e a história da ciranda, além de uma apresentação das consagradas cirandeiras "As Filhas de Baracho". Na circulação serão contemplados estudantes dos municípios de Abreu e Lima, Itamaracá, Carpina, Lagoa de Itaenga, Limoeiro e Bom Jardim.

Coordenado pela Usina Produções, com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, a ação tem ainda o objetivo de reconhecer e celebrar os anos de lutas e glórias das irmãs Dulce e Severina Baracho. Elas, herdeiras do cirandeiro Antônio Baracho da Silva (in memoriam), promovem, desde 1998, esse patrimônio imaterial de Pernambuco por todo o Brasil e pelo mundo.

O projeto também propõe uma oportunidade para que novas gerações conheçam a raiz da ciranda tradicional e a contribuição deixada por Baracho, conhecido como "O Rei sem Coroa", autor de inúmeras canções.

"No projeto invertemos o papel tradicional, levando nossas manifestações para dentro da sala, ambiente de formação teórica e que agora pode viver na prática", ressalta o produtor cultural Clébio Marques, responsável pela concepção e coordenação do projeto.


Sobre a Ciranda

A ciranda se destaca dentre as tantas tradições da cultura pernambucana. Essa manifestação popular tem como personagem central o(a) Mestre(a) Cirandeiro(a) e envolve performances poéticas, musicais e coreográficas. A letra pode ser improvisada ou já conhecida.

A música, de melodia simples e normalmente com estribilho, para facilitar o acompanhamento, é entoada pelo(a) mestre(a), acompanhada pelos tocadores e pelos dançarinos. O ritmo é determinado por instrumentos de percussão: bombo (ou zabumba), caixa e ganzá (mineiro), além de um ou mais de sopro. 

A dança é um elemento central para vivenciar a ciranda, e, em geral, acontece com os brincantes dando as mãos em um círculo fechado e dançando em uma única direção. A brincadeira não possui figurino próprio e pode ocorrer em qualquer época do ano, não existindo data certa para sua realização.


Programação

 
Terça-feira – 24/09/2024 – 10h
 
  • Abreu e Lima / Metropolitana Norte
  • EREFEM Profª Azinete Ramos Carneiro

Terça-feira – 24/09/2024 – 15h30
 
  • Metropolitana Norte
  • Escola de Jaguaribe

Quarta-feira – 25/09/2024 – 10h
 
  • Carpina / Mata Norte
  • EREM João Cavalcanti Petribu
 
Quarta-feira – 25/09/2024 – 15h30
 
  • Lagoa de Itaenga / Mata Norte
  • Escola Municipal João Vieira Bezerra
 
Quinta-feira – 26/09/2024 – 10h
 
  • Limoeiro / Agreste Setentrional
  • Escola Municipal João Heráclio Duarte

Quinta-feira – 26/09/2024 – 15h
 
  • Bom Jardim / Agreste Setentrional  
  • EREM Raimundo Honório ( local sede do evento)
  • EREM Dr Mota Silveira, EREM Justulino Ferreira Gomes, Museu de Bom Jardim, Museu de Bom Jardim (participantes) Fonte: Diario de Pernambuco

Museu de Bom Jardim comemora mês da Consciência Negra e celebra conquistas da Lei Paulo Gustavo

  Hoje, no Dia da Consciência Negra, celebramos a força, a arte e a cultura negra que moldam nossa identidade como povo e nação.  No último ...