sábado, 28 de agosto de 2021

ACERVO: MUSEU DE BOM JARDIM - 2ª BJ ARTE: A CIRANDA


 

2ª BJ ARTE: A CIRANDA Em Bom Jardim, no Agreste, a ciranda sempre aproximava paixões. Os namoros das gerações passadas se consolidavam após aquele aconchegante tocar e pegar nas mãos dos apaixonados. Estratégia para dissimular pais severos com suas donzelas.

Ciranda para animar comícios políticos, festejos do São João, reuniões de trabalho, humanizar relações entre pessoas. Viva a ciranda!

"A Ciranda é uma dança típica das praias, que começou a aparecer no litoral norte de Pernambuco. Uma das cirandeiras mais conhecidas é a Lia de Itamaracá.

A cultura da ciranda surgiu também, simultaneamente, em áreas do interior da Zona da Mata Norte do estado. É muito comum no Brasil definir ciranda como uma brincadeira de roda infantil, porém na região Nordeste e, principalmente em Pernambuco, ela é conhecida como uma dança de rodas de adultos.

Os participantes podem ser de várias faixas etárias, não havendo impedimentos para a participação de crianças também." (Fonte: Fundação Joaquim Nabuco)

Ciranda é Cultura que também está presente no Museu de Bom Jardim Pernambuco, na 2ª Bienal BJ ARTE, realizada no período de 25 de janeiro a 11 de fevereiro de 2021, com incentivo do Edital Criação, Fruição e Difusão da Lei Aldir blanc, Secretaria de Cultura de Pernambuco, Fundarpe, Governo de Pernambuco, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo (Governo Federal).

INSCREVA-SE no Canal do Museu de Bom Jardim. Acesse:

https://www.youtube.com/channel/UCgjUdwnj9dI2BP56Yv0_90Q Imagens: Edgar S. dos Santos Texto: Edgar S. dos Santos / Lúcia Gaspar (Fundação Joaquim Nabuco) Edição: André Luiz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resultados gerados pelo projeto 3ª Bienal Bom Jardim Arte

1- Realizar a 3ª Bienal Bom Jardim Arte é a consolidação de vida cultural e crescimento pessoal e da comunidade. É um oásis no deserto. Efer...