domingo, 29 de agosto de 2021

Escultura do Mestre Cícero no Museu de Bom Jardim Pernambuco

 



ACERVO 2ª BJ ARTE: MESTRE CÍCERO RODRIGUES NO MUSEU DE BOM JARDIM PERNAMBUCO Nascido em Ouricuri - PE em 1973, Cícero da Silva Rodrigues, desde cedo teve um contato profundo com a arte. Filho do mestre mamulengueiro, Antônio Dativo Rodrigues, desde cedo o auxiliava na confecção e manipulação dos seus bonecos. Seu pai, sertanejo valoroso e trabalhador, lutava para manter a família conciliando a profissão com a de padeiro e vendedor de capucho, nome como também é conhecido o algodão doce no interior de Pernambuco.

Em 1977, Seu Antônio resolve mudar-se para a “Cidade Livre ou Vila de Jatobá, município de Petrolândia. Os primeiros anos de Cícero em Jatobá foram caracterizados pela grande pobreza, mas uma extrema criatividade. Criava seus próprios brinquedos, como carros de latas e madeira, caminhões, mesas de sinuca, baleeiras, instrumentos musicais, jogos diversos.

Em sua obra podemos ver a todo o momento, um retorno a sua infância criativa. Atualmente trabalha na casa do Artesão Mestre Quincas de Petrolina, onde tem o seu trabalho exposto e para venda. Suas esculturas estão hoje espalhadas por diversos estados brasileiros e países, recebendo o reconhecimento de críticos e demais colegas como um escultor com uma obra singular. É uma obra que está sempre em movimento e procurando novas formas de expressar a sua arte.

Mestre Cícero participou da 1ª Bienal BJ ARTE e está em exposição na 2ª Bienal BJ ARTE, realizada no período de 25 de janeiro a 11 de fevereiro de 2021, com incentivo do Edital Criação, Fruição e Difusão da Lei Aldir blanc, Secretaria de Cultura de Pernambuco, Fundarpe, Governo de Pernambuco, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo (Governo Federal). Imagens: Edgar S. dos Santos Texto: Edgar S. dos Santos / Página do Facebook (fb.com/AtelieCiceroRodrigues) Edição: André Luiz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Museu de Bom Jardim comemora mês da Consciência Negra e celebra conquistas da Lei Paulo Gustavo

  Hoje, no Dia da Consciência Negra, celebramos a força, a arte e a cultura negra que moldam nossa identidade como povo e nação.  No último ...