O Museu de Bom Jardim é parceiro importante na realização da 15ª edição da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Com o tema “Patrimônio Cultural: Resistências e Perspectivas”, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), realizam neste ano atividades em formato presencial. Uma coletiva de imprensa realizada pelo Secretário de Cultura de Pernambuco Oscar Barreto, em 9 de agosto, marcou o anúncio oficial do evento. Agora, a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco foi instituída pela Lei 17.851 de 22 de junho de 2022.
Foto: Cartaz da 15ª edição da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco - FUNDARPE.De 15 a 30 de agosto, com a participação de 31 municípios pernambucanos, serão promovidas mais de 209 atividades, tais como ações educativas, cursos, exposições, lançamento de livros, oficinas, palestras, rodas de diálogo, seminários e visitas guiadas.
Em Bom Jardim, a programação ocorre entre 09 e 15 de agosto. O Museu de Bom Jardim idealizou e articulou parcerias com escolas estaduais, municipais e particulares para vivenciar uma extensa variedade de ações.
"Olhares Para História, Cultura e Patrimônio de Bom Jardim" é o tema norteador das ações, projetos, reflexões e diálogos da Semana do Patrimônio no município, berço de muita história e vida cultural.
O escritor e folclorista Onildo Pereira Santos e o Mestre Zuza Batista, Patrimônio Vivo de Tracunhaém, são os homenageados no evento que reúne artistas, artesãos, músicos, professores, estudantes, representantes de diversos segmentos da sociedade para pensar políticas públicas, pensar Bom Jardim, entender a importância do diálogo sobre patrimônio e uso público do patrimônio, compreender quem somos, o que queremos para o rio, para a pedra do navio, para a música, para os trabalhadores da cultura, conhecer e reconhecer nossas instituições, celebrar manifestações, saberes e tradições. É preciso saber o que é patrimônio material, patrimônio imaterial, valorizar nosso patrimônio humano.
Neste contexto, o Museu de Bom Jardim abre espaço, possibilidades para que todos possam ter voz, afirmar sua identidade, saber se posicionar diante do público e do privado em nossa comunidade.
Foto: Edgar S. Santos - Estação da Antiga Rede Ferroviária de Bom Jardim, destruída na gestão João Lira.Confira aqui a programação da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Acesse : https://drive.google.com/file/d/1eI7-Pgrf8ZLQ0RW7JmPQLQzV0s_TtXXp/view
Por Edgar S. dos Santos
Com informações de Portal Cultura de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário